quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Anti-Música

Anti-Música é uma ideologia na qual se encaixam artistas que utilizam de barulhos e improvisação para se expressar musicalmente, chamando esse estilo musical de "noise". O que soa contraditório para alguns na verdade tem um sentido bem claro. Partindo do conceito de que música é arte em forma de sons, e arte é expressão, podemos levar em conta que até um grito de 3 segundos pode ser considerado música.

Por que o termo anti música então ?




Na sociedade em que vivemos as coisas estão cada vez mais embaladas, frias, sem sentimento, tem todo o sentido daquilo já escrito, ninguem pergunta o sentido real, o que tem por trás do que ouve e consome, se preocupam apenas em estarem inseridos em um grupo e com isso ganhar status. Se hoje surge um grande artista pop ,tocando músicas de sucesso instantâneo, porém passageiro, acham aquilo fantástico. O movimento anti música vai contra toda esta banalização do mercado fonográfico. São ruídos feitos com sinceridade, de alguem que não visa sucesso, e sim expressar seus sentimentos através da arte, fazendo o dadaismo, o subjetivismo e a subversão se sobrepor diante de emoções pérfidas que são controladas atraves de conceitos culturais estabelecidos para mera alegoria e manipulação da massa.


O pior ainda, são aqueles que não conseguem ter senso critico, nem capacidade para assimilar esse tipo de som, ou qualquer outro que não lhe é de agrado, e gostam de se intrometer nas preferências que os outros tem, mostrando que curtem música apenas por status social. Vem com perguntas idiotas do tipo: "Por que você não curte essa banda, ta mo sucesso", "por que você curte coisas desconhecidas?" "por que você ouve esses barulhos irritantes?"

Como foi dito pelo famoso músico por trás do Merzbow, Masami Akita, "Se com noise você quer dizer som desconfortável, então música pop é noise para mim.". Música noise não é barulho para seus ouvintes, mas certamente é "barulhenta", num sentido mais geral do termo.

Eu não condeno ninguem por gostar desses artistas pops que eu considero um verdadeiro lixo, assim como não tenho preconceito com sonoridades diferentes. Para mim cada som tem sua proposta e seu público, por isso não da para condena-los. Funk não foi feito para soar que nem mpb, rock não foi feito para soar como música clássica. Aceito tranquilamente ouvir estilos diferentes mesmo que a sonoridade não me agrade tanto, todavia a chave para quebrar o meu preconceito e me despertar interesse em ouvi-los é a IDEOLOGIA dos artistas, coisa que está extinta nesses grupos que só visam a fama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário